Relatoria do C.E.B. [Conselho de Entidades de Base (Reunião deliberativa entre os D.A.'s da UFPE)].
Estive nesta quarta-feira, a partir das 18 horas, no CEB, que rolou ao mesmo tempo que a reunião do D.A.C.S.. Tinham muitos DA's ligados à Correnteza (juventude do PCR) e à UJS (juventude do PCB), que, juntos, compunham a maioria e tenderam a se aliar nos principais pontos. Fazendo contraposição, estavam o DA de História, o de Pedagogia, que pela minha leitura são compostos hegemonicamente por "independentes", o de Serviço Social, que até onde sei é composto por forças que se intitulam esquerda da UNE, o de Letras e alguns outros diretórios que não consigo fazer uma leitura política bem definida. Em geral, minha postura, enquanto representante do DACS, "colou" mais com esse grupo, posto que há uma cisão clara entre o primeiro grupo, interessado que haja uma eleição para o D.C.E. (Diretório Central dos Estudantes) o mais rápido possível, e o segundo, que inerpreta que não há maturidade e apropriação política suficiente na UFPE para que uma eleição possa ocorrer como um processo de real construção política, sendo necessário primeiro um forte processo de diálogo com o corpo estudantil em geral no sentido de haver uma maior apropriação e discussão do papel do DCE, do Movimento Estudantil, etc..
A Correnteza não atua mais enquanto DCE. Foi criado, de forma consensual, um Conselho Gestor, para assumir, provisoriamente, algumas funções do DCE. Uma interpretação surgida foi a de que a função principal de tal conselho seria articular o trabalho de base tal como descrevi acima. Outra interpretação foi a de que a principal função do conselho é preparar as eleições.
A primeira votação foi relativa à oposição de o conselho ser formado ainda neste CEB ou no próximo. Vale ressaltar que isso foi votado depois de muito tempo de CEB, quando alguns diretórios já tinham deixado o espaço. Meu voto foi para que fosse formado no próximo, assim como foi o voto do segundo grupo como um todo, porém a proposta vencedora foi de que o conselho fosse formado ainda na reunião que estava ocorrendo.
A segunda votação foi relativa à oposição de o Conselho ser formado por representação de centros (um DA representando o CFCH, outro o CAC, outro o CCSA, etc..) ou ou por representação de áreas (Um DA representando a área 1, outro a área 2, etc...), sendo que em ambas as propostas os campus de vitória, de Caruarú e a FDR teriam uma representação cada. Votei na representação por centro, mas a proposta de ser por área saiu vencedora. Com relação a isso, Maicon, de História, propos que houvesse um DA representante titular e um suplente, proposta que foi aceita por unanimidade. Nossa área ficou com História de titular e Pedagogia como suplente.
Foi tirado também que o Conselho escreverá um documento relatando a história recente do Movimento Estudantil da UFPE (+ ou - os ultimos 2 anos). Foi feita uma votação se o documento precisaria ser aprovado em CEB ou se o Conselho teria autonomia para já divulgá-lo. Votei na primeira proposta, que saiu vencedora.
Foi marcado um próximo CEB para o dia 22 de Março, às 17 horas, no auditório do CCB (Centro de Ciências Biológicas), salvo engano (tenho quase certeza, qualquer coisa retifico).
Nenhum comentário:
Postar um comentário